sábado, 1 de novembro de 2008

10 dicas para motivar-se através das suas emoções




O sistema educacional não fala. Papai e mamãe escondem. As novelas transformam-nas em algo risível e irreal. Os “emos” distorcem. Os drogados e alcoólatras ampliam-nas quimicamente e perdem-nas do controle. E você? O que faz com elas?

Estou falando das suas emoções, este impulso forte e capaz de gerar reações em você, antes mesmo que possa formular um pensamento, uma explicação sobre o porquê estar reagindo. Vamos entender um pouco melhor o que se passa em seu íntimo?

Medo, raiva, alegria, afeto e tristeza: matérias-primas para a paixão de viver e vencer

As cincos emoções descritas acima são as chamadas “emoções naturais”. Todo mundo tem. Até o meu cachorrinho. Estas emoções estão impregnadas em nosso código genético, e são disparadas por algum acontecimento exterior. Um sorriso de alguém, a aproximação de alguém com quem criamos imediata afinidade, um olhar ameaçador, um grito de socorro, uma porta rangendo, uma criança brincando. Como cada ser humano é diferente, um do outro, e carrega consigo todo o passado familiar, como vemos nas constelações familiares sistêmicas, cada um possui a tendência de estar mais aberto para um ou outro tipo de emoção. Mas todos as possuímos. E elas são ótimas, em todos os sentidos.

O medo provoca reações químicas no organismo para reagirmos ou fugirmos a um perigo. A raiva deixa a gente pronto para enfrentar algo muito difícil. A tristeza induz o corpo a parar, a ficar mais lento, a diminuir o ritmo, e isso é fundamental, afinal, o homem não pode viver em alta performance o tempo todo. O afeto nos aproxima dos outros, nos permite criar nossos filhos. A alegria dispara neurotransmissores poderosos, que nos dão prazer e êxtase.

Todas estas cinco emoções básicas possuem o seu próprio tempo de manifestação, e sua energia se esvai em seu próprio tempo, que é sempre rápido e não causa dor ou sofrimento. Saber lidar com estas emoções é extremamente saudável para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, pois elas lhe dão energia para agir, reagir, parar, ponderar. Se você reparar nas pessoas geniais, todos tem características emocionais muito definidas e dominantes, embora dizemos, genericamente: ele é um cara de personalidade.

Sabe o que é personalidade? É ter suas emoções muito visíveis, no seu controle, e saber utilizá-las para sua própria motivação. Nossa sociedade moderna ensina, nas escolas, que o conteúdo intelectual é o mais importante para se ter sucesso na vida. Isto é uma grande mentira. Conhecimento não leva ninguém a lugar nenhum. Acredito que você já deve ter visto pessoas com extrema capacidade intelectual e sem sucesso, enquanto que outros, com pouca instrução, mas muita vontade, se dão muito bem. É exatamente este o ponto. Saber se bancar é conhecer a si mesmo, suas emoções, dominá-las a seu favor e... correr pro abraço.

Vou deixar dez dicas abaixo para que você aprenda a utilizar suas emoções com sabedoria e focado no seu desenvolvimento pessoal:

1 – acostume-se a ver que o seu mundo é criado a partir de dentro de si.

2 – observe suas emoções, sem julgá-las. Não as rotule. Simplesmente perceba: estou com medo, com raiva, com afeto, alegre ou triste. Só isso.

3 – não se importe com as emoções que você irá despertar no outro. Coloque uma plaquinha no pescoço: “auto-escola de emoções”, e faça suas barbeiragens emocionais.

4 – curta suas emoções. Tristeza, medo e raiva não são negativos. Alegria e afeto não são positivos. Isso são conceitos que alguém inventou.

5 – perceba qual tipo de emoção o faz ir para frente, o faz agir.

6 – então, descubra quais são as situações mais comuns que disparam este tipo de emoção.

7 – se for confortável a você, crie mentalmente esta situação, deixe a emoção surgir e aja. O cérebro humano não distingue pensamento criado de situação real: para ele, é tudo a mesma coisa.

8 – perceba se suas emoções se esvaem em pouco tempo. Se não, elas estão sendo alimentadas artificialmente pelos seus pensamentos, e é preciso cortar esta alimentação.

9 – adote o hábito de meditar, seja parado, ou andando, ou dançando. Perceba-se com todo o corpo, não apenas com a mente racional.

10 – Descubra as emoções no seu trabalho, na sua carreira. Tanto raiva, como medo, alegria, afeto ou tristeza, na dose certa, sob o seu comando, fazem de você alguém especial e diferenciado. Liberte-as, sempre focado em seu sucesso pessoal. Uma pessoa “comum e boazinha” parece sanduíche de isopor...

Um abraço!

Alex Possato

Full Life Coach